quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pirâmide da Actividade Física


Siga estas recomendações e seja mais saudável.

1.º Patamar
Começe pelo topo da pirâmide, se se considera uma pessoa sedentária. Mãos á obra, que se faz tarde, o objectivo é reduzir a inactividade. Não fique sentado mais de 30 minutos seguidos. Vá lá, é um pequeno passo que pode salvar a qualidade de muitos anos de vida.

2.º Patamar
Vamos avançar, o segundo passo é passar a fazer o mínimo necessário para o seu corpo, isto é, alongamentos e treinos de força 2 a 3 vezes por semana, caminhadas, abdominais, flexões de braços e pernas...actividades de força e flexibilidade para manter os musculos firmes.

3.º Patamar
Mais um passo, fazer ainda mais, 3 a 5 vezes por semana. Fazer actividades mais intensas que façam bater o coração mais depressa e façam suar (correr, nadar, dançar, jogar futebol, jogar basquetebol, aeróbica...)

4.º Patamar
Ainda pode ser melhor, todos os dias exercite-se o mais que puder. Não fique parado, encontre tarefas em casa que agradem e o façam movimentar, passeie depois das refeições, utilize mais vezes as escadas, ande a pé sempre que puder e brinque ao ar livre com os seus filhos, netos, cão...

Se já se encontra no último patamar, PARABÉNS, faça por se manter lá. Se não é o caso, veja em que patamar está e traçe objectivos e metas para passar para o seguinte, e assim sucessivamente, até ao ideal.