sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Coluna Vertebral

Estima-se que 90% da população adulta tem pelo menos um episodio de dor lombar.Porque é que este mal nos afecta a quase todos? A origem está na acumulação, ao longo de anos, de multiplos e pequenos erros tais como:
Más posturas (sentado em de pé);
Técnica errada de fazer esforços no dia-a-dia(ex:pegar em pesos);
Maus Hábitos de trabalho(ex:manter a mesma posição durante muito temo);
Má condição fisica( ex:excesso de peso e sedentarismo).

A importância do exercicio fisico para prevenir este mal:
Para além de ajudar a manter uma boa postura,fortifica e melhora a flexibilidade dos musculos, quando adequado. Ter a coluna apoiada em musculos fortes e flexiveis é o melhor remédio.

Hidroginástica


Hidroginástica é a soma de exercícios com movimentos precisos e bem orientados, exercitados num meio(Água)onde a acção da gravidade incide suavemente evitando dessa maneira as lesões comuns á prática física, resultando assim uma actividade onde interagem os domínios dos objectivos cognitivos e motores (Santos, 1997).

São muitas as definições desta actividade, escolhi esta por ser simples e focar o essencial.

Apresento-vos mais uma actividade que tem sido bastante divulgada, a qual pode ser praticada pela maioria das pessoas desde que bem acompanhadas pelo monitor. Aproveito para quebrar o mito de que esta prática é só para os gerontes...desenganem-se...pode ser muito desgastante quer realizando um trabalho cardiovascular, quer realizando um trabalho de força...depende essencialmente do aluno e da sua sensibilidade aquática.

Voltei...fiquem á espera de mais actividades e dicas...