terça-feira, 6 de maio de 2008

Perímetro Abdominal

É mais certeira a previsão de risco cardíaco quando se mede o perímetro da cintura do que quando se mede o índice de massa corporal. A gordura localizada à volta das vísceras da cavidade abdominal está fortemente ligada a situações como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, triglicéridos elevados e doenças cardiovasculares.
Um homem com um perímetro superior a 102 cm ou uma mulher com mais de 88 cm correm o risco de ter, precocemente, uma doença com uma taxa de mortalidade elevada e de uma grande incapacidade.
O simples gesto de medir o perímetro da cintura pode prevenir o número de casos, fatais ou não, de doenças do aparelho circulatório. Claro está, não basta medir, é preciso acreditar que tais valores são preocupantes e mudarmos. Mudarmos o nosso comportamento alimentar, os nossos hábitos sedentários, a nossa forma de estarmos na vida.

Como medir? Mede-se na região do umbigo, após uma expiração normal. Coloca-se a fita metrica á volta do segmento, evitando a compressão cutânea. A medição deve ser feita de pé e por outra pessoa. Muito simples! Pegue já na fita métrica.

Sem comentários: